Nos últimos anos, as bibliotecas escolares em Portugal mudaram significativamente e muitas foram as vontades que se reuniram num esforço comum para tornar possível esta mudança (Rede de Bibliotecas Escolares). A nossa biblioteca foi uma das que beneficiou com a entrada na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, no ano 2009. Foi apresentada uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares pela, na altura Presidente do Conselho Executivo, professora Helena Antunes para ser criada uma biblioteca escolar na escola do 1º ciclo do Ensino Básico de Mação, então com 209 alunos.

b_0_280_16777215_01_images_phocagallery_BIBMac_DSC07573.JPG


A candidatura foi aprovada já com o novo diretor, professor José Almeida, do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação e foi inaugurada em maio de 2010. Passando, assim, o nosso Agrupamento a contar com mais uma Biblioteca Escolar.


Estiveram presentes na inauguração os vários parceiros que contribuíram para que este sonho se tornasse uma realidade. De lá para cá muito mudou: o espaço, o equipamento, o fundo documental, a utilização.
O novo espaço de aprendizagem e lazer constitui, sem dúvida, uma mais-valia para os alunos, professores e famílias, assumindo-se, assim, como um centro de recursos de extrema importância para a aprendizagem dos mais novos.


O funcionamento deste novo espaço de biblioteca escolar permitiu direcionar o fundo documental para um público-alvo específico e criar um ambiente mais adequado à faixa etária dos alunos do Jardim de Infância e alunos do 1ºciclo do Ensino Básico.